16 de out. de 2010

Monitoramento de funcionários nas empresas

Introdução

Desde que o computador passou a integrar o cotidiano de nossas vidas, sempre estivemos sujeitos a ataques de pessoas com más intenções. Algumas dessas pessoas tinham interesse apenas em se divertir, vendo como o seu ataque repercutiria no mundo da informática. Outras, por vezes, tinham interesse em furtar informações sigilosas.

Dentro de uma empresa onde o maior patrimônio são seus ativos de informação, temos nas pessoas como alvo principal das falhas de segurança, muitas das quais iniciam com o descontentamento de funcionários que acabam furtando informações relevantes da empresa.

A partir do momento em que os computadores passaram a ser mais utilizados de maneira interconectada, novas formas de ataque foram surgindo, o que levou a uma maior preocupação com a segurança, não apenas dos recursos computacionais de cada computador, mas também das informações que trafegam pelas redes de interconexão nas empresas

Visando ter um controle maior sobre qualquer atividade desempenhada pelo funcionário e ao mesmo tempo ter como identificar através de logs, as ocorrências referentes a softwares instalados e troca de informações que este pratica no seu computador, então houve uma necessidade maior de criar um monitoramento eficiente.

Quais as questões que mais preocupam as empresas?

• Quais funcionários gastam mais tempo navegando na Internet?

• Quem é o funcionário que gasta maior tempo em sites de compras, esportes ou sites para adultos?

• Quais funcionários que acessam mais bate-papo ou serviços de e-mail anônimo como Hotmail e Gmail?

• Quem envia a maioria dos e-mails com anexos?

• Quais funcionários podem estar vazando informações confidenciais da empresa através de mídia removível, como pen drives, CDs e DVDs?

• Quais funcionários estão imprimindo documentos confidenciais?

• Quem está chegando tarde ao trabalho e saindo mais cedo?

• Quem toma muito tempo em almoço?

• Quais são meus empregados pesquisando no Google, Yahoo e MSN?

Então, são questão básicas que deixam a mente dos empresários e gestores preocupados, pois tudo isso reflete no desempenho e na produtividade das empresas.

Monitoramento com Spector 360

Software que registra as atividades do computador de cada um dos seus funcionários, que alimenta as informações em um banco de dados e fornece mais de 50 relatórios personalizados que ajudam a identificar rapidamente os funcionários que são mais prováveis para prejudicar sua empresa.

Se você detectar um problema ou suspeitar que um funcionário específico é o principal culpado de abuso, você pode analisar cada detalhe do seu computador e o acesso à Internet para recolher as provas necessárias. O nível de detalhamento é tão preciso que você pode ver o que um funcionário faz a cada segundo.

O detalhe maior nessas questões de monitoramento é que aumentam a capacidade da empresa de monitorar o funcionário e acabam maximizando a performance do trabalho, como podemos notar através do vídeo extraído do YouTube:




Quais as principais razões para realizar o monitoramento?

• Aplicar a política de utilização aceitável: Os funcionários acreditam que as regras podem ser burladas quando ninguém está olhando e quando há o monitoramento percebe-se uma diminuição a incidência como os riscos de assédio sexual e racial e as ocorrências de jogos on-line e de pornografia.

• Proteção contra roubo: Vazamento de informações sensíveis e confidenciais, acidentalmente, intencionalmente ou não.

• Requisitos de conformidade: Atender os requisitos de conformidade com leis e normas da empresa.

• Aumentar a produtividade: Reduzir significativamente a quantidade de ociosidae de maneira simplória que tem crescido na maioria dos locais de trabalho.

• Realizar investigações e violação de documentos: Qualquer funcionário suspeito da prática de conduta inadequada, ilegal ou não aprovados podem ser investigados.

Para ter acesso a demonstração do software veja abaixo:

Demonstração do produto

Demonstração das ferramentas de gravação

Filto de Internet e demonstração do monitoramento de funcionário

Conclusão

Mecanismos de prevenção compreendem soluções e procedimentos cujo objetivo é tomar as medidas necessárias para que um determinado evento relativo à segurança ocorra. Como você pode observar, vivemos hoje em uma sociedade baseada na informação. Cada empresa geralmente possui informações que são estratégicas para o seu ramo de atividade. O roubo de tais informações pode causar danos à imagem da empresa e até mesmo levar a sua falência. Por isso, é de suma importância a preocupação com a segurança dos recursos computacionais dentro de uma organização.

Referências:

Spector360. Disponível em http://www.spector360.com/. Acesso em 15 de outubro 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário