16 de set. de 2010

Golpes na sociedade moderna

Introdução

A nossa sociedade cresceu economicamente e por que não também dizer socialmente? Em paralelo a isso os golpes visando furtar empresas e pessoas também cresceram exponencialmente de forma assustadora. Uma ténica muito utilizada hoje é phishing que tem como objetivo a fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para “pescar” (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários. Outra forma de golpe são as espionagens Industrial cujo objetivo é a ação de pessoas ou grupos de pessoas, que no interesse próprio ou de terceiros, tem como objetivo subtrair informações ou segredos comerciais.E para tanto utiliza-se de variadas técnicas para se atingir o objetivo, como, recrutando-se funcionários ou ex-funcionários, infiltrando agentes em postos específicos, chantageando, interceptando comunicações de telefone, fax, e-mails, etc.

Conheça alguns golpes (artimanhas) aplicados:

1) Golpe da espionagem industrial

Algumas empresas estão se conscientizando da necessidade de agregar contra-medidas de segurança para tentar coibir tais ações, mas a maioria ainda não trata a proteção ao conhecimento, como ponto fundamental no sucesso de seus negócios . Por não aceitar ou não acreditar que este tipo de atividade faz parte das estratégias de seus concorrentes, as empresas se tornam vítimas fáceis para tais ações.

Para se proteger da ação da Espionagem Industrial, o primeiro passo seria a mudança de cultura, é importante que os tomadores de decisão percebam que a Espionagem Industrial é um fato real e faz parte da política de concorrentes para atingir o objetivo comercial que nada mais é que a liderança de mercado.

2) Furto de identidade

Uma técnica popular é o furto de identidade via e-mail. Estelionatários enviam e-mails tentando persuadir os receptores a fornecer dados pessoais sensíveis, tais como nome completo, endereço, nome da mãe, número da segurança social, cartões de crédito, números de conta bancária, entre outros. Se captados, esses dados podem ser usados para obter vantagens financeiras ilícitas

3) Furto de informações bancárias

A forma de persuasão é semelhante à do furto de identidade, porém a mensagem recebida contém ligações que apontam pra sítios que contém programas de computador que, se instalados, podem permitir a captura de informações, principalmente números de conta e senhas bancárias. A instalação desses programas é, na maioria absoluta dos casos, feita manualmente pelo usuário. Tecnicamente, pode existir a possibilidade da instalação automática desses programas apenas pela leitura da mensagem, mas isso depende de uma combinação de muitos fatores, que raramente acontece (e que não vale a pena ser explicada aqui).

4) Recados no Facebook e Orkut

Recentemente, o popular site Orkut e Facebook têm sido muito utilizado para o roubo de informações bancárias através de mensagens de phishing deixadas no “Livro de recados” (“scrapbook”) dos participantes.

A identidade contida nas mensagens é de uma pessoa conhecida da vítima, o que aumenta a probabilidade de sucesso do golpe. Essa identidade é obtida, normalmente, pelo roubo (geralmente via phishing) do login e da senha do Orkut da pessoa que está “enviando” o recado. Um grande exemplo dos perigos de informar dados nesses ambientes foi uma quadrilha nos EUA que utilizava o facebook para saber quando os proprietários de suas residencias estavam de férias e desta forma executar o delito.

5) Exemplo de golpe in loco: Golpe do falso contador

Vamos hipoteticamente pensar numa situação onde aparece em seu estabelecimento um homem de meia idade, bem arrumado, dizendo ser funcionário de seu contador. Como micro empresário nunca tinha visto tal indivíduo, ficou um pouco alerta.

A pessoa apresentou guia DARF no valor de R$ 360,00, preenchida com os dados da empresa, que deveria ser paga imediatamente. A comerciante alegou que não tinha a quantia no momento, mas o desconhecido insistiu para que ela fizesse um cheque.

Em dúvida, a empresária pegou o celular para ligar para seu contador. Nesse instante o tal funcionário desapareceu da loja. O contador desmentiu a cobrança e ficou surpreso com o golpe utilizando seu nome.

O que recomendo é desconfiar das pessoas desconhecidas que surgem em sua casa, apartamento, prédio ou empresa. Jamais permita a entrada ou faça qualquer pagamento, sem antes ter absoluta certeza da idoneidade da pessoa.

Conclusão

A dica fundamental é tente enxergar o invisível, prever o imprevisível e sentir o perigo antes que ele aconteça. Ande a pé e dirija seu veiculo com a mente voltada para sua segurança. Freqüente o banco, caixa eletrônico e o comércio, prestando atenção no que esta acontecendo ao seu redor. Da mesma maneira que você pode evitar um tombo ao descer uma ladeira, podemos evitar crimes usando o armamento mais eficaz e barato existente no mercado: prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário