21 de mar. de 2011

Assinatura e Certificados digitais


Empresas, pessoas e governos realizam diversos procedimentos e transações pela Internet todos os dias. Negócios são fechados através de transações eletrônicas pela utilização de documentos onde o acesso as informações são sigilosos.

Da mesma forma que a computação oferece meios facilitadores de forma a economizar dinheiro evitando processos burocráticos há também fraudadores tentando burlar os meios de segurança desses processos e quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. Assinaturas e certificados digitais são capazes de atender a essa necessidade.

Assinaturas digitais são documentos eletrônicos que comprovam a identidade do usuário nas comunicações online. As assinaturas digitais podem ter inúmeras aplicações, desde assinar documentos digitalmente até comprovar a autenticidade e a idoneidade de um site no momento de fazer compras virtuais. Pode-se também determinar que sejam abertos arquivos criptografados, apenas por uma lista de pessoas pré-determinadas e que possuem permissão para abri-los.

Já a certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas, considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.

Lembre-se de que assinaturas e certificados digitais já fazem parte do nosso cotidiano. Assista à sequência dos três vídeos sobre Segurança da Informação  para começar a entender a utilidade e o funcionamento dessas primorosas ferramentas.

Assinatura Digital


Pode ser entendida como uma espécie um pouco mais complexa de senha eletrônica. Ela passou a ser amplamente utilizada, nas mais diversas áreas da informática, para a realização de inúmeros procedimentos. Atualmente, grande parte das assinaturas digitais se destina à proteção de atividades financeiras e outras transferências que podem envolver ativos importantes para as empresas, para o governo ou mesmo para usuários comuns da internet.

Uma das funções da assinatura digital é promover a segurança relacionada à identidade digital de quem celebra um documento eletrônico.  É função da assinatura digital é assegurar que as partes contratantes estão perfeitamente identificadas e autorizadas a realizar o contrato, ao qual se dispuseram firmar, através de um documento eletrônico.

Mas, não basta apenas garantir a autenticidade das partes. A assinatura digital também tem a função de atestar que não houve qualquer tipo de alteração no conteúdo do documento eletrônico. Portanto, um documento assinado digitalmente requer os seguintes requisitos:

•    Autenticidade - o receptor deve ter a possibilidade de confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor;
•    Integridade - qualquer alteração da mensagem deve fazer com que a assinatura não corresponda mais ao documento;
•    Não repúdio ou irretratabilidade - o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário