24 de nov. de 2010

Graduação a distância em Segurança da Informação

Introdução

Cada vez mais está se exigindo do mercado profissionais capacitados na área de TI, e não é apenas na área de infra-estrutura e desenvolvimento mas também na proteção das informações. Alguns cursos de graduação já são ofertados no mercado como é o caso da Universidade Católica de Brasília Virtual que disponibiliza o curso no formato EAD (Educação à Distância) de nível superior: Tecnologia em Segurança da Informação.

Técnologo em Segurança da Informação

O Tecnólogo em Segurança da Informação atua no desenvolvimento de soluções de segurança baseadas em TI para os processos de negócios em organizações públicas, privadas, não-governamentais ou em quaisquer outros setores que empreguem Sistemas de Informação e necessitem de estratégias de defesa das informações em suas atividades. Seu amplo campo de atuação envolve a prestação de serviços como Consultor Estratégico de Segurança, Gestor de Segurança em TI e Projetista de Soluções de Segurança em TI.

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação, na modalidade a distância, criará condições para que o estudante desenvolva competências e habilidades que favoreçam a visão sistêmica e a ampliação de conhecimentos relacionados ao planejamento e execução de ações estratégicas, a condução de projetos de segurança, o desenvolvimento de sistemas de segurança, a elaboração e a execução de planos estratégicos aplicados à segurança em TI. Além disso, possibilita o fortalecimento de competências pessoais, tais como: espírito de liderança, organização, raciocínio lógico, capacidade e cultura empreendedora.

Os conhecimentos específicos desenvolvidos ao longo do curso estão alinhados a três eixos fundamentais: Programação e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Redes e Projetos; e Gestão de Segurança em TI (Políticas, Legislação, Estratégias e Projetos).

Programação do curso
 
O curso está organizado em 5 semestres, com 27 Unidades de Estudo (UEs) e carga horária de 2010 horas.
 
Clique aqui e veja a estrutura curricular completa do curso para 2010

Clique aqui e veja o projeto pedagógico do curso
 
Pólos onde a UCB Virtual já oferta os cursos:
  • Brasil
  • Japão
  • Angola
  • Estados Unidos
Veja a lista completa e saiba se sua cidade já tem o pólo de apóio aos estudos.
 
Conclusão
 
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cursos superiores de Tecnologia à distância são reconhecidos pelo MEC e dão credencial para continuar os estudos na pós-gradução e mestrados. Atuação de profissionais cada vez mais capacitados com foco em Segurança da Informação garante ao mercado, que cresce bastante, novas perspectivas, inclusive no âmbito nacional e internacional na carreira profissional em TI. Em países como Estados Unidos, por volta de 70% dos profissionais procuram cursos tecnológicos devido ao foco na área e pelo curta duração podendo está apto ao mercado de trabalho com mais rapidez. 
 
Referências:
http://www.catolicavirtual.br/index.php/cursos/tecnologia-em-seguranca-da-informacao/?page_id=57&curso=74

Um comentário:

  1. Álvaro somos adeptos a mudança. E o grande filosofo grego Heraclito ha anos luz disse. "Mudança é a única coisa permanente" portanto, já está na hora de entrarmos na era do seculo XXI e mudar a nossa maneira de ver a tecnologia da comunicação e informação adentrando as nossas vidas pessoal e profissional e observando o quanto avançamos. Estudar a distancia realmente não é para qualquer um, é para aqueles que arregaçam as mangas da camisa e vão a luta e fazem a diferença. O grande guru da Administração Peter Drucker deixou a seguinte frase "A melhor maneira de prevê o futuro é criá-lo". O curso a distancia te faz ir além do conteúdo que recebes do professor, por que voce se torna indepedente, autonomo, coletivamente e colaborativamente vão construindo o conhecimento, e não "engole" o que recebe, mas discute, opina, contesta baseado na ciencia, por que pesquisa para aprimorar seus estudos. E a resposta é imediata, online. E, é este o profissional que todas as empresas querem e que está sendo imprescindivel no setor público. "Se não temos capacidade para mudar nossos paradigmas, não temos possibilidades de corrigir o que não está funcionando bem".

    Parabéns Álvaro por abraçar essa modalidade que não é nova, apenas a forma de estudar inovou com a rapidez da internet.

    Joseth Brandão

    ResponderExcluir