23 de abr. de 2010

Sociedade do Conhecimento

Vamos iniciar no primeiro post do blog falando um pouco sobre a Sociedade do Conhecimento. Na era do conhecimento o bem mais valioso da empresa encontra-se na informação. As mudanças cada vez mais dinâmicas que surgem no mercado provocam significativas mudanças de contexto.


A cada momento que passa surgem novas ideias, quebra de paradigmas, conceitos, metodologias realizado por pesquisadors, executivos que sempre estão em busca de melhorar com base na inovação tecnológica que a Globalização tornou viável. Na Gestão de negócios não é diferente, pois a informação sempre esteve presente e cumpre um papel notório nesse contexto. Toda análise deve levar em consideração vários aspectos, tais como Culturais, mercadológicos, macroeconomicos e sociais. Pois dessa forma podemos analisar melhor os impactos e fazer uma projeção mais próxima a realidade. Mas porque estamos falando disso? Porque independente do segmento de negócio da empresa o uso da Informação com intuito de ser mais competitiva tem como objetivo alcançar uma melhor produtividade, reduzir custos em produção, ser mais ágil, e ter uma tomada de decisão sólida e eficiente.
Onipresença da Informação nos principais Processos de Negócio (SÊMOLA, 2003) pode ser visualizado abaixo:
•Visão Empresarial
•Desenvolvimento de Negócios

•Desenvolvimento de Soluções

•Execução de Serviços Fabricação

•Gestão do Conhecimento

•Apoio à Gestão

•Aplicações

•Infra-estrutura Física, Tecnlógica e Humana

Esses pontos acima, onde a Informação está presente, visam a camada maior que é o Negócio.

O segredo de negócio, análise de mercado e da concorrência, dados operacionais históricos e pesquisas, são informações fundamentais e se revelam como um importante diferencial competitivo ligado ao crescimento e continuidade do negócio.

No próximo post falarei sobre como o crescimento das empresas impacta diretamente na segurança da informação.

Obras citadas:
SEMOLA, Marcos. Gestão da Segurança da Informação: Visão Executiva da Segurança da Informação: Aplicada ao Security Office. Elsevier, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário